Pular para o conteúdo principal

INFORMAÇÕES PERTINENTES SOBRE OS PURITANOS.

INFORMAÇÕES PERTINENTES SOBRE OS PURITANOS.



1º- Os Puritanos perderam, em certa medida, toda batalha pública em que lutaram. Aqueles que ficaram na Inglaterra não mudaram a igreja da Inglaterra como esperavam fazer, nem reavivaram mais do que uma minoria dos seus partidários e eventualmente foram conduzidos para fora do anglicanismo por meio de calculada pressão sobre suas consciências. Aqueles que atravessaram o Atlântico falharam em estabelecer Nova Jerusalém na Nova Inglaterra; durante os primeiros cinqüenta anos suas pequenas colônias mal sobreviveram, segurando-se por um fio. Mas a vitória moral e a espiritual que os Puritanos conquistaram permanecendo dóceis, pacíficos, pacientes, obedientes e esperançosos sob contínuas e aparentemente intoleráveis pressões e frustrações, dão-lhes lugar de alta honra no “hall” de fama dos crentes, onde Hebreus 11 é a primeira galeria. Foi desta constante experiência de forno que forjou-se sua maturidade, e sua sabedoria relativa ao discipulado foi refinada. 

- A ética Puritana da vida no lar baseava-se em manter a ordem, a cortesia e o culto em família. Boa vontade, paciência, consistência e uma atitude encorajadora eram vistas como as virtudes domésticas essenciais. Numa era de desconfortos rotineiros, medicina rudimentar sem anestésicos, freqüentes lutos (a maioria das famílias perdia tantos filhos quantos criava), uma média de longevidade um pouco abaixo dos trinta e dificuldade econômica para quase todos, salvo príncipes mercantes e pequenos proprietários fidalgos, a vida familiar era uma escola para o caráter em todos os sentidos.


AUTOR:J. I. Packer
James Ian Packer (Gloucester, 22 de julho de 1926) é um teólogo anglicano e professor de teologia no Regent College, em Vancouver, Canadá. Seus...


3º- Os puritanos também lutavam contra a injustiça social que era tão frequente naquela época. Eles usavam o próprio púlpito para denunciar os preços exagerados que eram cobrados pelos gêneros alimentícios mais essenciais. Do púlpito, Increase Mather dirigiu-se à sua congregação: “o homem pobre chega a vocês necessitando determinada mercadoria, e vocês o farão pagar o que lhes satisfaz, pondo o preço que lhes agrade no que ele precisa… sem o menor respeito pelo justo valor da mercadoria.”[14]

4º- Os puritanos sempre tiveram um grande envolvimento na política de seus países. Na Inglaterra os puritanos influenciaram fortemente o governo por quase duas décadas na metade do século XVI. Nos Estados Unidos (principalmente nas colônias de Massachusetts e Connecticut onde se instalaram) eles tiveram papel de destaque na elaboração das políticas governamentais.
Eles estavam longe de ser um povo obscuro e bitolado. De fato, uma característica que marcou este movimento foi o seu alto grau de formação acadêmica. Somente seis anos após sua chegada à Baia de Massachusetts, eles fundaram a faculdade de Harvard (que depois se tornou universidade), sendo mantida inicialmente à custa dos fazendeiros puritanos.
Fundar escolas passou a ser uma distinção deste grupo de irmãos. Em certa ocasião John Eliot fez a seguinte oração: “Senhor, [rogamos] por escolas em todos os lugares entre nós… Oh, que nossas escolas possam florescer. Que cada membro desta assembleia possa ir para casa e consiga uma boa escola para ser encorajado na cidade onde mora”[12]. O investimento que os puritanos deram para a educação do povo até hoje é reconhecida por pedagogos como J. W. Ashley Smith que disse que foi na época do governo puritano na Inglaterra que os estudos universitários alcançaram o ápice.
AUTOR: Héber Negrão é paraense, tem 33 anos, mestre em Etnomusicologia e casado com Sophia. Ambos são missionários da Missão Evangélica aos Índios do Brasil (MEIB)e da Associação Linguística Evangélica Missionária (ALEM). Residem em Paragominas (PA) e trabalham com o povo Tembé.
NÃO É O OBJETIVO ESGOTAR EM SI OS PONTOS PERTINENTES AOS PURITANOS, NÃO TEMOS ESPAÇO SUFICIENTE AQUI E MUITO MENOS HABILIDADES TAL. ESTAS INFORMAÇÕES PODEM SER EVENTUALMENTE EDITADAS, MAS FIZ QUESTÃO DE POSTA-LAS COM SUAS REFERÊNCIAS PARA RESPECTIVAS PESQUISA BIBLIOGRAFIA.


BIBLIOGRAFIA

http://ultimato.com.br/sites/paralelo10/2016/02/servir-a-deus-e-ao-ser-humano-a-acao-social-dos-puritanos/

EDITADO POR MARCOS CAPAZ!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O MENSAGEIRO DE JOÃO 11 V 3

Adquira o livro OS CICLOS DE DEUS NA AMAZON PELO LINK https://a.co/d/fyXBVBD  João 11 Estava, porém, enfermo um certo Lázaro, de betânia, aldeia de Maria e de sua irmã Marta. E Maria era aquela que tinha ungido o Senhor com ungüento, e lhe tinha enxugado os pés com os seus cabelos, cujo irmão Lázaro estava enfermo. Mandaram-lhe, pois, suas irmãs dizer : Senhor, eis que está enfermo aquele que tu amas. Uma família normal como uma outra família do século l,mas que tinham um amigo mais que especial,esse amigo era Jesus de Nazaré.Aquele homem simples,que por volta dos seus 30 anos aparece operando milagres e maravilhas no meio do seu povo.Curando cegos,os paralíticos,libertando os oprimidos de satanas. Este Jesus que era um amigo chegado,das horas difícil,como aquela hora difícil que ele se entrocara com Marta e ela se achava oprimida por sete demônios,mas foi liberta por esse amigo chamado Jesus. Com maria não foi diferente, uma mulher regeitada pela sociedade,pois vivia nas ...

Lição 1 - As Sutilezas de Satanás contra a Igreja de Cristo. Lições Bíbl...

Neste 3º trimestre de 2022, estudaremos sobre o tema: Os Ataques Contra a Igreja de Cristo - As Sutilezas de Satanás nestes Dias que Antecedem a Volta de Jesus Cristo. COMENTARISTA – José Gonçalves - Pastor da Assembleia de Deus em Água Branca (PI), além de escritor e articulista. Bacharel em Teologia pelo Seminário Batista de Teresina e graduado em Filosofia pela Universidade Federal do Piauí. Também é pós-graduado em Interpretação Bíblica pela Faculdade Batista do Paraná e mestre em Teologia por essa mesma instituição. SUMÁRIO Lição 1 - As Sutilezas de Satanás contra a Igreja de Cristo Lição 2 - A Sutileza da Banalização da Graça Lição 3 - A Sutileza da Imoralidade Sexual Lição 4 - A Sutileza da Normalização do Divórcio Lição 5 - A Sutileza do Materialismo e do Ateísmo Lição 6 - A Sutileza das Ideologias contrárias à Família Lição 7 - A Sutileza da Relativização da Bíblia Lição 8 - A Sutileza do Enfraquecimento da Identidade Pentecostal Lição 9 - A Sutileza do Movimento dos Desigr...