segunda-feira, 7 de março de 2022

Lição 11: Lucas-Atos/ (O Modelo Pentecostal para Hoje)!


1- INTRODUÇÃO
Nesta lição, temos como propósito destacar que a ação do Espírito Santo na vida de Jesus em Lucas e da igreja em Atos com a finalidade de capacitá -la para a proclamação do Evangelho em continuidade ao ministério de Jesus. Veremos que esse modo de viver serve de modelo para a igreja dos dias atuais. Assim como no início da igreja, os crentes atuais precisam buscar 0 Batismo no Espírito Santo com o revestimento de poder do Alto para realizar a obra de Deus e alcançar uma vida cristã vitoriosa.
2- APRESENTAÇÃO DA LIÇÃO
A) Objetivos da Lição:
I) Enfatizar a ação do Espírito Santo na vida e ministério de Jesus em Lucas;
II) Ressaltar que a manifestação do Espírito Santo no ministério da igreja em Atos é cumprimento da promessa de Deus revelada por intermédio do profeta Joel;
III) Apontar que o Batismo no Espírito Santo é uma promessa atual e deve ser buscado por todos os crentes como capacitação para o serviço cristão.
B) Motivação: O Espírito Santo é a fonte inspiradora e capacitadora da igreja. Os crentes são intrinsecamente dependentes do Espírito Santo tanto no que diz respeito ao serviço prestado na obra de Deus quanto a uma vida íntegra e testemunhante das verdades bíblicas. É preciso buscar continuamente o revestimento do Espírito.
C) Sugestão de Método: Com a ajuda de seus alunos, realize um mapa conceitual. Anote no centro do quadro a palavra “Espírito Santo” , e com a ajuda dos alunos, relaciona em torno desta palavra quais as manifestações do Espírito Santo encontrados no livro de Atos dos Apóstolos que confirmam o cumprimento da promessa de Deus anunciada pelo profeta Joel (cf. J1 2.28-31).
3- CONCLUSÃO DA LIÇÃO
A) Aplicação: Converse com seus alunos sobre a experiência do Batismo no Espírito Santo. Reforce que o Espírito Santo habita o crente quando este aceita Jesus como Salvador. No entanto, o crente deve buscar o revestimento de poder para realizar a obra de Deus com afinco. Aproveite para ouvir as experiências daqueles que foram batizados no Espírito Santo.
4- SUBSÍDIO AO PROFESSOR
A) Revista Ensinador Cristão: Vale a pena conhecer essa revista que traz reportagens, artigos, entrevistas e subsídios às Lições Bíblicas. Na edição 88, p. 41, você encontrará um subsídio especial para esta lição.
B) Auxílios Especiais: Ao final do tópico, você encontrará um auxílio que dará suporte na preparação de sua aula:
1) O texto “ O Propósito do Batismo no Espírito Santo” , ao final do primeiro tópico, ressalta que o Batismo no Espírito Santo é a porta de entrada para vários dons do Espírito;
2) O texto “ Línguas como evidência do Batismo no Espírito Santo” , localizado no final do terceiro tópico, aprofunda a questão das línguas como evidência física e inicial do Batismo no Espírito Santo.
Marcos Capaz!

Nenhum comentário: