domingo, 10 de abril de 2022

Lição 3 - JESUS, O DISCÍPULO E A LEI


TEXTO ÁUREO

“Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no Reino dos céus.” (Mt 5.20)

VERDADE PRÁTICA

Os seguidores de Jesus são chamados a viver a justiça do Reino de Deus. Essa justiça, baseada na Nova Aliança em Cristo, nasce no interior do crente e reflete no exterior da vida.

 

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

Mateus 5.17-20

17 Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim ab-rogar, mas cumprir.

18 Porque na verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se

omitirá da lei sem que tudo seja cumprido.

19 Qualquer, pois, que violar um destes menores mandamentos e assim ensinar aos homens

 será chamado o menor no Reino dos céus; aquele, porém, que os cumprirá e ensinar será chamado

grande no Reino dos céus.

20 Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum

entrareis no Reino dos céus.

INTRODUÇÃO

Nesta lição, estudaremos a respeito da relação de Jesus com a Lei e o que Ele deseja de seus discípulos. Veremos que o Senhor Jesus cumpriu toda a Lei, destacaremos a diferença entre a Letra da Lei e o Espírito e, finalmente, analisaremos a justiça do Reino de Deus. No Sermão do Monte, podemos perceber, com clareza , que nosso Senhor não destruiu a Lei nem o ensino dos profetas, mas os cumpriu e os aperfeiçoou. Assim , como seus seguidores, a nossa justiça deve transcender a dos escribas e fariseus.

I. JESUS CUMPRIU TODA A LEI

1. Um compromisso com o passado

Quando nosso Senhor começou a ensinar, seu propósito nunca foi o de desconstruir tudo ou não valorizar o passado relativo aos ensinos da Lei e dos Profetas. A expressão “não pensem” revela exatamente isso. Ora, Jesus sabia que o ensino da antiga dispensação era valioso, verdadeiro, bom e belo. Ele jamais ousara ser um revolucionário, portador de um espírito destrutivo , como o apóstolo Paulo também não. Assim, aprendemos, com Jesus, que não é possível construir um futuro bom se não preservarmos as coisas boas que os antigos nos legaram.

2. Jesus não veio destruir a Lei.

Para muitos opositores, Jesus era um agitador, revolucionário, destruidor da tradição recebida. Por isso, nosso Senhor foi alvo de falsas acusações pelos seus críticos. Entretanto, os Evangelhos deixam claro que Jesus ensinou sobre a justiça conforme o que Moisés, a Lei e os profetas ensinaram. No lugar de enfraquecer a Lei, Ele devolvia o verdadeiro sentido dela, já abandonado pelos mestres judeus. Jesus enfatizou o sentido perfeito da Lei. Ele mesmo, a continuação da revelação divina, mostrava que essa revelação é progressiva para a perfeição , não retrógrada nem estática. Nesse sentido, a fé e o ensino da Palavra de Deus devem nos levar ao verdadeiro crescimento espiritual, com o bem ensinou o salmista .

3. Jesus cumpriu e aperfeiçoou a lei.

O verbo “Cumprir”, do grego plêroô, traz a ideia de tornar cheio, completar, encher até o máximo fazer abundar, fornecer ou suprir liberalmente. Assim , a perspectiva pela qual Jesus cumpriu a Lei é que Ele lhe deu perfeição, conforme nos revela essa expressão: “ […] foi dito aos antigos: […] Eu, porém , vos digo” . Ora, em momento algum Jesus conflitou com as Escrituras do Antigo Testamento, mas as harmonizou plenamente. Por isso, diferentemente dos escribas e fariseus, que usavam da Lei para abusar do povo, o Senhor Jesus a aperfeiçoou . O que era visto com a sombra cedeu espaço para a realidade do pleno cumprimento profético . Em Jesus, o que era visto por meio do Decálogo e dos profetas, concretizou-se fielmente em em nosso Senhor, conforme nos revela o escritor aos Hebreus.

II. A LETRA DA LEI, A VERDADE DO ESPÍRITO

1. O que a expressão “letra da Lei” significa?

De acordo com as cartas de Paulo, a expressão “letra da Lei” diz respeito ao Antigo Concerto. Essa letra expressa os desígnios de Deus em forma de proibições escritas que revelam o pecado e levam à condenação, como nos mostra Romanos 7.7-25. Em suma, dominado pela fraqueza da carne e sem força, o homem seria levado à morte diante da letra da Lei. A função da Lei é mostrar a malignidade do pecado e a impossibilidade do homem em salvar-se. Nesse sentido, ela serviu com o paidagôgos (do grego), isto é, um pedagogo, um guia, que nos levou a Cristo. Um exemplo que revela essa função é a relevância dos profetas do Antigo Testamento para despertar o povo ao verdadeiro arrependimento diante de Deus. Entretanto, o judaísmo transformou a “letra da Lei” em um sistema de normas frias e sem vida.

2. A perspectiva teológica da Lei.

Para os judeus, a Lei apresentava sua completude por meio de uma tríplice divisão: moral, cerimonial e judicial. A Lei Moral envolve os Dez Mandamentos; a cerimonial refere-se à adoração do povo de Deus no Tabernáculo e, posteriormente, no Templo; a judicial tem a ver com diversas responsabilidades civis (individuais e sociais). Pelo sistema da antiga Lei, havia um falso entendimento de que o homem poderia viver de maneira justa segundo o seu próprio mérito e que, por isso, seria possível salvar-se. Ora, o apóstolo Paulo refutou sabiamente esse falso entendimento. Em suas cartas, o apóstolo deixou bem claro que o Senhor Jesus cumpriu toda a Lei e que, por isso, pôs fim ao Sistema de Lei Mosaico, de modo que Ele oferece um novo e vivo caminho para se chegar a Deus , uma nova aliança que concede justificação e paz ao salvo .

3. A Lei e a verdade do Espírito.

Nosso Senhor cumpriu todo o Antigo Testamento, obedecendo perfeitamente à Lei, cumprindo os tipos, sombras, símbolos e profecias. A causa dessa realidade perfeita é a morte substitutiva de Jesus e, por isso, hoje, os cristãos são declarados justos pelo mérito da obra de Cristo . Em conformidade com esse evento salvífico, o apóstolo Paulo diz que a letra mata, mas o Espírito vivifica. Isso mostra que o Novo Concerto revelou-se na pessoa de Jesus, que gera vida, e não mais na letra pesada da Lei, que gera morte. Ou seja, de um código exterior de normas para um código interior e dinamizado na vida pelo Espírito; de palavras registradas em tábuas de pedra para palavras cravadas no coração. O Espírito Santo traz vida em Cristo e grava a vontade de Deus em nossa consciência e coração.

Vimos que Jesus cumpriu toda a Lei. Nesse sentido, cabe perguntar: há propósito da Lei para os cristãos? O apóstolo Paulo responde essa questão mostrando que a Lei é santa, está estabelecida, se cumpre no amor e opera atualmente por meio do Espírito Santo, que dinamiza a vida interior do cristão. Portanto, é Jesus Cristo quem impacta, aperfeiçoa e, por meio do Santo Espírito, implanta no interior do crente o verdadeiro sentido da Lei.

III. A JUSTIÇA DO REINO DE DEUS

1. Quem é grande no Reino de Deus?

Mateus 5.18,19 mostra que são considerados ‘‘grande no Reino de Deus” os que se acham fiéis e cumpridores de toda a lei de Cristo. Consequentemente, são rebaixados à condição de menores os que negligenciam, removem, separam, violam o menor dos mandamentos de Deus e não atentam para a sua instrução, quer por omissão, quer por transgressão. Assim, como discípulos de Cristo e cidadãos do Reino de Deus, devemos cumprir e ensinar a lei divina a partir do poder do Espírito Santo que transforma, aperfeiçoa e concede-nos graça e verdade.

2. A Justiça do reino de Deus.

A compreensão da justiça do Antigo Testamento, baseada no binômio lei-obra, gerou orgulho pessoal e confiança nas próprias ações dos judeus para justificarem a si mesmos. No Novo Testamento, há exemplos a esse respeito: o jovem rico que agiu assim para atingir o supremo bem; o fariseu que, por meio de sua justiça própria, achava-se melhor que o publicano; o sacerdote e o levita que, firmados numa justiça própria, não atentaram para a aflição do próximo. Mas Jesus ensina aos seus discípulos que a nova justiça no Reino de Deus é interior, moral e espiritual e não se trata mais daquela velha justiça exterior, cerimonial e legalista. Por isso, a justiça exigida pelo Senhor Jesus aos seus discípulos é superior à dos escribas e fariseus. É uma justiça mais sublime, elevada e interior. Essa justiça só pode ser obtida mediante a fé, nos permitindo viver de maneira justa e piedosa e, assim, entrar no Reino de Deus.

CONCLUSÃO

Jesus não veio para desfazer a Lei, nem viveu com um legalista. Porém, soube conservar o que havia de bom na antiga Lei, dando-lhe uma nova dinâmica de vida. Nosso Senhor deseja que nossas vidas sejam elevadas espiritualmente, semelhantes ao caráter e conduta dEle, deixando de lado toda frieza espiritual e, aquecidos pelo Espírito Santo, abraçando o verdadeiro Evangelho do Senhor Jesus Cristo.

 

GOLDEN TEXT 

“For I say to you, unless your righteousness exceeds that of the scribes and Pharisees, you will by no means enter the kingdom of heaven.” (Mt 5.20) 

PRACTICAL TRUTH 

Followers of Jesus are called to live the righteousness of the Kingdom of God. This righteousness, based on the New Covenant in Christ, is born within the believer and reflects on the outside of life. 

BIBLE READING IN CLASS Matthew 5.17-20 17 

Think not that I am come to destroy the law or the prophets; I did not come to abrogate, but to fulfill. 18 For truly, I say to you, until heaven and earth pass away, not one jot or one tittle will will omit from the law until all is fulfilled. 19 Whoever therefore breaks one of these least commandments, and so teaches men he will be called least in the kingdom of heaven; but he who will do them and teach them will be called great in the Kingdom of Heaven. 20 For I say to you, unless your righteousness exceeds that of the scribes and Pharisees, ye shall enter the kingdom of heaven. 

INTRODUCTION

 In this lesson, we will study about Jesus' relationship to the Law and what He wants from His disciples. We will see that the Lord Jesus fulfilled all the Law, we will highlight the difference between the Letter of the Law and the Spirit, and finally, we will analyze the righteousness of the Kingdom of God. In the Sermon on the Mount we can clearly see that our Lord did not destroy the Law or the teaching of the prophets, but fulfilled and perfected them. So, as his followers, our righteousness must transcend that of the scribes and Pharisees. 

I. JESUS ​​FULFILLED ALL THE LAW 

1. A commitment to the past When our Lord began to teach, his purpose was never to deconstruct everything or not to value the past concerning the teachings of the Law and the Prophets. The expression “don't think” reveals just that. Now Jesus knew that the teaching of the old dispensation was valuable, true, good, and beautiful. He had never dared to be a revolutionary, bearer of a destructive spirit, as the apostle Paul did not either. Thus, we learn from Jesus that it is not possible to build a good future if we do not preserve the good things that the ancients bequeathed to us. 

2. Jesus did not come to destroy the Law. For many opponents, Jesus was an agitator, a revolutionary, a destroyer of received tradition. Therefore, our Lord was the target of false accusations by his critics. However, the Gospels make it clear that Jesus taught about righteousness as Moses, the Law and the prophets taught. Instead of weakening the Law, He returned its true meaning, already abandoned by the Jewish teachers. Jesus emphasized the perfect meaning of the Law. He himself, the continuation of divine revelation, showed that this revelation is progressive towards perfection, not retrograde or static. In this sense, faith and teaching the Word of God should lead us to true spiritual growth, as the psalmist taught well. 

3. Jesus fulfilled and perfected the law. The verb “to fulfill”, from the Greek plêroô, brings the idea of ​​making full, completing, filling to the maximum to make abound, supply or supply liberally. Thus, the perspective by which Jesus fulfilled the Law is that He gave it perfection, as this expression reveals to us: “[...] it was said to the ancients: [...] But I say to you”. Now, at no time did Jesus conflict with the Old Testament Scriptures, but fully harmonized them. Therefore, unlike the scribes and Pharisees, who used the Law to abuse the people, the Lord Jesus perfected it. What was seen in the shadow gave way to the reality of full prophetic fulfillment. In Jesus, what was seen through the Decalogue and the prophets, was faithfully materialized in our Lord, as the writer to the Hebrews reveals to us.

 II. THE LETTER OF THE LAW, THE TRUTH OF THE SPIRIT 

1. What does the expression “letter of the Law” mean?


 According to Paul's letters, the expression "letter of the Law" refers to the Old Covenant. This letter expresses God's designs in the form of written prohibitions that reveal sin and lead to condemnation, as shown in Romans 7:7-25. In short, dominated by the weakness of the flesh and without strength, man would be put to death before the letter of the Law. The function of the Law is to show the sinfulness of sin and the impossibility of man to save himself. In this sense, she served with the paidagogos (from the Greek), that is, a pedagogue, a guide, who led us to Christ. An example that reveals this role is the relevance of Old Testament prophets to awakening people to true repentance before God. However, Judaism transformed the “letter of the Law” into a system of cold and lifeless rules.

2. The theological perspective of the Law. 

For the Jews, the Law presented its completeness through a triple division: moral, ceremonial and judicial. The Moral Law involves the Ten Commandments; ceremonial refers to the worship of God's people in the Tabernacle and later in the Temple; the judicial one has to do with several civil responsibilities (individual and social). By the system of the old Law, there was a false understanding that man could live justly according to his own merit and that, therefore, it was possible to be saved. Now the apostle Paul wisely refuted this false understanding. In his letters, the apostle made it very clear that the Lord Jesus fulfilled all the Law and that, therefore, he put an end to the Mosaic Law System, so that He offers a new and living way to reach God, a new covenant. which grants justification and peace to the saved. 

3. The Law and truth of the Spirit. 

Our Lord fulfilled the entire Old Testament, perfectly obeying the Law, fulfilling the types, shadows, symbols and prophecies. The cause of this perfect reality is the substitutionary death of Jesus, and so today, Christians are declared righteous through the merits of Christ's work. In accordance with this saving event, the apostle Paul says that the letter kills, but the Spirit gives life. This shows that the New Covenant revealed itself in the person of Jesus, who generates life, and no longer in the heavy letter of the Law, which generates death. That is, from an external code of norms to an internal code energized in life by the Spirit; from words recorded on stone tablets to words engraved in the heart. The Holy Spirit brings life in Christ and imprints the will of God on our conscience and hearts. We have seen that Jesus fulfilled all the Law. In this sense, it is worth asking: is there a purpose of the Law for Christians? The apostle Paul answers this question by showing that the Law is holy, it is established, it is fulfilled in love and currently operates through the Holy Spirit, who energizes the interior life of the Christian. Therefore, it is Jesus Christ who impacts, perfects and, through the Holy Spirit, implants within the believer the true meaning of the Law.

 III. THE JUSTICE OF THE KINGDOM OF GOD 

1. Who is great in the Kingdom of God? 

Matthew 5:18,19 shows that those who are considered to be “great in the Kingdom of God” are those who are faithful and doers of all the law of Christ. Consequently, those who neglect, remove, separate, violate the least of God's commandments, and do not heed his instruction, either through omission or transgression, are reduced to the status of minors. Thus, as disciples of Christ and citizens of the Kingdom of God, we must fulfill and teach the divine law from the power of the Holy Spirit who transforms, perfects and grants us grace and truth. 

2. The Righteousness of the Kingdom of God. 

The understanding of Old Testament justice, based on the law-work binomial, generated personal pride and confidence in the Jews' own actions to justify themselves. In the New Testament, there are examples of this: the rich young man who acted in this way to achieve the supreme good; the Pharisee, who, through his self-righteousness, thought himself better than the publican; the priest and the Levite who, established in their own righteousness, did not pay attention to the affliction of their neighbor. But Jesus teaches his disciples that the new righteousness in the Kingdom of God is inward, moral and spiritual and is no longer the old outward, ceremonial, legalistic righteousness. Therefore, the justice demanded by the Lord Jesus of his disciples is superior to that of the scribes and Pharisees. It is a more sublime, higher and inner righteousness. This righteousness can only be obtained through faith, allowing us to live righteously and godly and thus enter the Kingdom of God.


 CONCLUSION

 Jesus did not come to break the Law, nor did he live with a legalist. However, he knew how to preserve what was good in the old Law, giving it a new dynamic of life. Our Lord wants our lives to be uplifted spiritually, similar to His character and conduct, putting aside all spiritual coldness and, warmed by the Holy Spirit, embracing the true Gospel of the Lord Jesus Christ.


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