Um Ordo Salutis Arminiano (Ordem de Salvação)
23 DE AGOSTO DE 2013 POR ROGER E. OLSON
Ordo Salutis Arminiana (Ordem de Salvação)
uma ordem arminiana de salvação (ordo salutis).
Primeiro, o que é uma ordem de salvação? Na teologia, o
termo técnico é "ordo salutis". De agora em diante, aqui, vou
simplesmente referir-me como "ordo". Uma “ordo” é uma tentativa de
colocar em ordem lógica, não cronológica, ordenar os eventos que levara e acontecem
e siga a salvação inicial de uma pessoa. Esses são termos cronológicos, é
claro, e não há nenhuma maneira de delinear uma ordem sem usar o idioma
cronológico pelo menos uma parte do tempo. Muitos teólogos, no entanto,
argumentam que, como os decretos de Deus, esses eventos ordo não são
necessariamente cronologicamente sequenciais - especialmente do ponto de vista
de Deus.
A Bíblia e a tradição cristã usam muitos termos para
identificar as coisas que Deus faz e as coisas que a pessoa que está sendo salva
em relação a passar de ser "perdida" a ser "encontrada"
(usar linguagem evangélica) ou ser "condenada" a ser
"redimida" "A Bíblia em
nenhum lugar estabelece um único e clara ordem, então uma grande tarefa de
teologia sistemática tem sido reunir todos os conceitos bíblicos de salvação
pessoal e colocá-los em ordem lógica. Por quê? Porque as mentes inquiridoras
querem saber o que Deus faz e o que fazemos no nosso ser como pessoas salvas.
Esta questão de uma ordem apropriada tornou-se pressionada durante a reforma
protestante, o que não quer dizer que não fosse um problema antes. No entanto,
os protestantes, com sua ênfase na graça suficiente e na fé, sentiram a necessidade de oferecer uma
ordem alternativo ao ordo católico típico que enfatizava os sacramentos e as obras
do amor como causas instrumentais da graça salvadora. Os calvinistas resolveram
o seu próprio ordo (com algumas variações) que enfatizavam a prioridade da
graça sobre decisões ou ações humanas.
O arminianismo, o remonstrantismo, era, em muitos aspectos,
simplesmente uma tentativa de mediar entre ordens católicos e calvinistas -
ambos, vistos por Arminius e Remonstrants como desequilibrados. Para colocar a
questão de forma simplista, os Arminianos sempre viram o ordo católico como
enfatizando os Filipenses 2:12 para a negligência do versículo imediatamente
seguinte e o ordo calvinista como enfatizando os Filipenses 2:13 para a
negligência do versículo imediatamente anterior. De acordo com o arminianismo
clássico, o ordo bíblico deve fazer justiça igualmente à ação de Deus e à nossa
na salvação, dando prioridade a Deus sem negligenciar o nosso como essencial.
Então, aqui está a minha tentativa de estabelecer um ordo
arminiano:
1) A graça eleitoral de Deus em Cristo de todos os que
crerem nele;
2) A expiação expiatória de Cristo, reconciliando a morte
para todos os pecadores;
3) Graça preventiva dada por Deus aos pecadores através da
Palavra (chamar, condenar, iluminar, habilitar);
4) Conversão (arrependimento e fé) habilitada pela
assistência, graça preventiva;
5) Regeneração, justificação, adoção, união com Cristo,
habitação do Espírito Santo;
6) Santificação;
7) Glorificação.
Lembre-se - estes não são necessariamente cronologicamente
sequenciais. Especialmente 3, 4, 5 e 6 podem ser temporariamente simultâneos.
(Claro que alguns Arminianos verão tudo como temporariamente simultâneo na
consciência de Deus, pois Deus não experimenta sequência temporal de eventos.)
Agora, alguns Arminianos, especialmente a igreja alta,
Arminianos sacramentais, quererão inserir o batismo no ordo. Eu simplesmente
diria que eles incluem isso com o 3-baptismo como um meio de graça preventiva.
Eles vão querer adicionar "a água" depois de "através".
Alguns Arminianos verão 6 como um processo começando com 5 e
terminando apenas com 7, enquanto outros, especialmente Wesleyans, verão 6 como
potencialmente completos antes de 7.
O ponto principal é este: neste ordo arminiano, em contraste
com um católico típico, uma distinção lógica clara é feita entre 4, 5 e 6. 6
não é de modo algum uma causa de 4 ou 5. Em contraste com um calvinista típico
ordo, 5 seguem logicamente 4.
Por que isso importa? Bem, os arminianos acreditam que este
é o padrão de evangelismo na Bíblia - o chamado para se arrepender e acreditar
é grave; sem arrependimento e fé, habilitados pela graça preventiva, não se
pode salvar completamente (regenerado, justificado, etc.). E não se pode contar
com Deus fazendo isso por ele ou ela, além da aceitação gratuita. Existe a
urgência da chamada à conversão. É algo que fazemos, habilitado por Deus, em
resposta ao chamado de Deus, e não é algo que nos acontece. Está entrando
livremente em um novo relacionamento, não apenas tendo uma nova condição
imposta.
Leia mais em http://www.patheos.com/blogs/rogereolson/2013/08/an-arminian-ordo-salutis-order-of-salvation/#4VJSqHEkYyBAP3IK.99
O texto foi traduzido pelo google tradutor, o artigo
original esta no endereço eletrônico acima. Visto o pouco tempo não foi possível
fazer as correções devidas no texto para o português mais um mínimo de esforço
a leitura será compreendida. 04/12/2017.
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