Pular para o conteúdo principal

O que é a consciência

 O que é a consciência


Somos mais do que os nossos olhos podem ver. Somos um corpo que abriga uma alma e possui um espírito. O corpo é que nos mantém em contato com o mundo exterior por meio dos sentidos: a visão, a audição, o tato, o paladar e o olfato. A alma diz respeito a quem somos, nossos sentimentos, nossas emoções, nossa razão, nosso temperamento. E o espírito é a parte mais interior e profunda de nosso ser. É no espírito que acontece a comunhão com Deus.

Nossa consciência faz parte da nossa alma. E ela é tão importante porque nos traz, por assim dizer, a noção do que é certo ou errado. Mesmo um ímpio, que não tenha ainda sido salvo e, portanto, não tem a pessoa do Espírito Santo falando em seu coração, tem a noção do que é correto ou não, justamente por causa de algo que Deus deu a todo homem, todo ser humano: a consciência.

Todos os homens têm esta consciência, que é sensível. Com certeza, já ouviu essa expressão antes: “Mas você não tem consciência?!” Sim, a pessoa tem. Mas ela pode estar enfraquecida, cauterizada, doente, porém ela está lá dentro.
A consciência tem um papel fundamental na vida de todo ser humano, e toda a sua desgraça é exatamente essa grande batalha que ele tem para não ouvir ou não essa lâmpada interior que Deus colocou dentro dele, que é a consciência. Em 1 Timóteo 1.5, diz assim a Escritura: “Ora o intuito da presente admoestação visa ao amor que procede de um coração puro, de consciência boa e de fé sem hipocrisia”.

Esse verso consta da introdução da carta do apóstolo Paulo ao seu filho na fé Timóteo, quando ele afirma que o amor procede não só de um coração puro e de uma fé sem hipocrisia, mas de uma boa consciência. E uma boa consciência tem tudo a ver com a verdade. E como precisamos ser verdadeiros conosco mesmos, com os outros e, acima de tudo, com o Senhor.

Tão interessante essa questão da consciência. Quando percorremos os salmos, vemos muito dessa questão e como isso tinha importância, em especial na relação com Deus. No Salmo 51, vemos Davi após ter cometido adultério com a esposa do capitão de seu exército, Bate-Seba. Sua consciência o acusava.

Esse é um exemplo, digamos, “negativo”, de quando Davi pecou, ainda que, claro, tenha se arrependido. Agora veja um exemplo positivo por assim dizer. É o desabafo de alegria por uma bênção conquistada. Ana, esposa de Elcana e mãe Samuel, era estéril. Até Deus agir em seu favor, quando ela então é agraciada com a bênção da concepção. E após ter gerado Samuel, ela o consagrou ao Senhor e o dedicou ao serviço do templo. E aí ela se derramou diante de Deus (veja 1 Samuel 2).

Se existe, como Paulo menciona, uma “boa consciência”, também há uma “má consciência”, no sentido da falta dela ou de sua deturpação. Mas isso pode ser alterado pelo poder do Espírito Santo. Lembram-se daquele homem que chegou à reunião onde Jesus estava e suas mãos eram secas? Jesus como que diz: “Olha! Não serve!” E Jesus cura aquele homem (Veja Mateus 12.9 a 13).

Assim como a mão de um homem foi tocada pelo poder de Deus, a consciência também pode ser tocada por Ele. Existem pessoas cuja consciência está cauterizada.

A sua consciência pode levá-lo a tomar decisões, seja a de buscar Deus ou a de partir para longe dele, enganando a si mesmo e rumando para outra direção. No Jardim do Éden, quando o homem peca e vê a besteira que fez, ele corre, foge da presença de Deus. O que o fez fugir da presença de Deus? Exatamente a consciência: “Eu errei!” é essa sensibilidade.

Se perdermos a sensibilidade na nossa caminhada com o Senhor, perdemos tudo. Ninguém pode ter paz com a consciência maculada.

Não existe nada mais belo na terra que conhecer Jesus e viver com Ele. Mas, por outro lado, essa sensibilidade leva a ter a vida leve. A vida de Deus em nós!
Deus abençoe!


Por O Tempo Publicado em 23 de junho de 2015 
por PASTOR MÁRCIO VALADÃO

Comentários

Mais Acessada

O MENSAGEIRO DE JOÃO 11 V 3

João 11 Estava, porém, enfermo um certo Lázaro, de betânia, aldeia de Maria e de sua irmã Marta. E Maria era aquela que tinha ungido o Senhor com ungüento, e lhe tinha enxugado os pés com os seus cabelos, cujo irmão Lázaro estava enfermo. Mandaram-lhe, pois, suas irmãs dizer : Senhor, eis que está enfermo aquele que tu amas. Uma família normal como uma outra família do século l,mas que tinham um amigo mais que especial,esse amigo era Jesus de Nazaré.Aquele homem simples,que por volta dos seus 30 anos aparece operando milagres e maravilhas no meio do seu povo.Curando cegos,os paralíticos,libertando os oprimidos de satanas. Este Jesus que era um amigo chegado,das horas difícil,como aquela hora difícil que ele se entrocara com Marta e ela se achava oprimida por sete demônios,mas foi liberta por esse amigo chamado Jesus. Com maria não foi diferente, uma mulher regeitada pela sociedade,pois vivia nas práticas ilícitas do pecado,mas Jesus chegou na vida dela,mudando suas espectativa...

SOLDADO FERIDO

A História de um Soldado ... Adquira o livro OS CICLOS DE DEUS NA AMAZON PELO LINK https://a.co/d/fyXBVBD Esta história é sobre um soldado que finalmente estava voltando para casa depois de ter lutado no Vietnã. Ele ligou para seus pais em São Francisco e disse: Mãe, pai, eu estou voltando para casa, mas eu tenho um favor a pedir: gostaria de levar um amigo comigo. - Claro! Nós adoraremos conhecê-lo!!! - Há algo que vocês precisam saber. Ele foi terrivelmente ferido na luta, pisou em uma mina e perdeu um braço e uma perna. Ele não tem nenhum lugar para ir, eu quero que ele vá morar conosco. - Eu sinto muito em ouvir isso filho, nós talvez possamos ajudá-lo a encontrar um lugar para ele morar. - Não, mamãe e papai, eu quero que ele more conosco. - Filho, você não sabe o que está pedindo! Alguém com tanta dificuldade não seria bom para nós. Nós temos nossas próprias vidas e não podemos deixar que uma coisa assim interfira em nosso modo de viver. Acho que você deveria voltar para casa...

João Batista x Herodes....Dilma x Evangelicos!! De que lado você está?

Entao, ele respondeu: EU sou a voz do que clama no deserto: Endireitai o caminho do Senhor. João 1 v 23 O muito se lê hoje a respeito de João Batista O muito se ouve falar no carater de sua pregação. João era um homem destemido, conciso de sua responsabilidade. Preparar o caminho do Senhor, responsabilidade que o profeta cumpria a risca, homem de coragem. Adquira o livro OS CICLOS DE DEUS NA AMAZON PELO LINK https://a.co/d/fyXBVBD Certo dia saiu ao seu encontro uma multidão a ser batizada,e João se pos a dizer : Raça de víboras,quem vos induziu a fugir da ira vindoura? Produzi,pois,frutos dignos de arrependimento...E também já está posto o machado a raiz das árvores..(lucas 3 v 7,8 e 9). V19. Mas Herodes sendo repreendido por ele...V20.e por todas as maldades que havia feito,acrescentou ainda sobre todas a de lançar João no cárcere. Leia o texto e analize quem esta sendo você,será que é o Batista? A candidata a presidente, não bastasse suas ideologi...

PRODUZINDO " CEM POR UM"

"PRODUZINDO"CEM POR UM" Afluindo uma grande multidão e vindo ter com ele gente de todas as cidades, disse Jesus em parábola: "Saiu o semeador para semear a sua semente. E quando semeava , uma parte caiu à beira do caminho; foi pisada, e as aves do Céu a comeram. Outra caiu sobre a pedra; e tendo crescido, secou, porque não havia umidade. Outra caiu no meio dos espinhos; e com ela cresceram os espinhos, e sufocaram-na. E outra caiu na boa terra, e, tendo crescido, deu fruto a cento por um . Dizendo isto clamou: Quem tem ouvidos para ouvir, ouça. Os seus discípulos perguntaram-lhe o que significava esta parábola . Respondeu-lhe Jesus: A vós vos é dado conhecer os mistérios do Reino de Deus, mas aos outros se lhes fala em parábolas, para que vendo não veja; e ouvindo não entendam". A SEMENTE é a PALAVRA, sentido bem explicito na parábola. A produção é um processo de criação de valores . produzir = Verbo transitivo direto é criar , gerar , dar fruto : que...

EXPONDO OS ERROS DA NVI - NIV

Expondo os Erros da NVI - NIV (também das Almeida Revisada, Almeida Atualizada, Viva, Ling. Hoje)Folheto Esclarecedor (2a edição, jul.2000) A Bíblia é a Palavra de Deus, inspirada, inerrante e infalível. É a base de toda a nossa fé e prática (II Tm 3:16). Por isso o diabo tem investido na tentativa de danificá-la. Todo esforço tem sido feito para corroer a fé na sua inspiração, infalibilidade e autoridade, e na divindade de Cristo. Se olharmos a História, veremos tentativas até de extirpar a Palavra de Deus. Não podendo destruí-la, o diabo tem investido na tentativa de enfraquecer as doutrinas cardeais dela, através das diversas versões, tendo como base fontes não fidedignas. Cabem algumas perguntas: "Por que tantas versões? Qual a origem das novas versões? Por que a Almeida Revista e Atualizada traz textos em colchetes? Porque a NIV suprime versículos inteiros?" Quando se procura a respeito da origem das novas traduções, descobre-se que são grandemente baseadas na edi...

INFORMAÇÕES PERTINENTES SOBRE OS PURITANOS.

INFORMAÇÕES PERTINENTES SOBRE OS PURITANOS. 1º- Os Puritanos perderam, em certa medida, toda batalha pública em que lutaram. Aqueles que ficaram na Inglaterra não mudaram a igreja da Inglaterra como esperavam fazer, nem reavivaram mais do que uma minoria dos seus partidários e eventualmente foram conduzidos para fora do anglicanismo por meio de calculada pressão sobre suas consciências. Aqueles que atravessaram o Atlântico falharam em estabelecer Nova Jerusalém na Nova Inglaterra; durante os primeiros cinqüenta anos suas pequenas colônias mal sobreviveram, segurando-se por um fio. Mas a vitória moral e a espiritual que os Puritanos conquistaram permanecendo dóceis, pacíficos, pacientes, obedientes e esperançosos sob contínuas e aparentemente intoleráveis pressões e frustrações, dão-lhes lugar de alta honra no “hall” de fama dos crentes, onde Hebreus 11 é a primeira galeria. Foi desta constante experiência de forno que forjou-se sua maturidade, e sua sabedoria relativa ao discipula...

"Os perigos ocultos da ceia do Senhor

"O perigos ocultos da ceia do Senhor: Uma reflexão sobre a importância da prática e dos cuidados necessários"- Por Deivid Willian "Os perigos ocultos da ceia do Senhor: Uma reflexão sobre a importância da prática e dos cuidados da Igreja." A Ceia do Senhor é um dos momentos mais significativos e necessário da vida cristã. Ela representa a última refeição que Jesus teve com seus discípulos antes de sua crucificação, e é um lembrete constante do amor sacrificial de Cristo por nós.  Infelizmente, mesmo que a Ceia do Senhor seja um momento tão importante e glorioso para a vida cristã existem alguns problemas que podem surgir em relação a sua celebração. O apostolo Paulo escrevendo sua carta para a igreja que estava em Corinto trabalhou alguns problemas que julgo ser necessário destacarmos nessa abordagem. Referência: 1 Coríntios  11.17-34 1. As repreensões do apóstolo Paulo à igreja – v. 17-22 • Paulo acabara de fazer um elogio à igreja (11:2), mas agora a repreende se...